Por: CLÉO SOARES - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO
21/11/2024
07:23:19
BRASIL ESTREITA PARCERIA COM A CHINA PARA AVANÇAR NO TURISMO
A assinatura foi formalizada durante o evento "Intercâmbio Cultural entre a China e o Brasil", organizado pelo Grupo de Mídia da China, em colaboração com a Empresa Brasil de Comunicação, que aconteceu no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília.
Além da ministra Ana Carla Lopes, o evento contou ainda com outras autoridades do Governo Federal, como os ministros Alexandre Padilha, das Relações Institucionais; Paulo Pimenta, da Comunicação da Presidência; Margareth Menezes, da Cultura e, também, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Todos eles trataram da importância das relações entre Brasil e China, que neste ano completam 50 anos, e foram seladas com a visita do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil, que no primeiro dia de agenda no território brasileiro, estará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No turismo, a cooperação vai simbolizar o fortalecimento das relações com foco em resultados socioculturais e econômicos, visto ser o segmento uma das indústrias mais dinâmicas do mundo.
“Com a assinatura deste Memorando de Entendimento, damos um passo significativo para fortalecer uma atividade que já é tão potente e valorizada em nossos países” destacou a ministra Ana Carla Lopes.
A representante do MTur ainda ressaltou que todos saem ganhando com a parceria. “A China, sendo o país mais populoso do mundo e segunda maior economia global, também é o maior emissor de turistas internacionais, com mais de 1 bilhão de viagens anuais. E o Brasil tem muito a oferecer nesse sentido, com nossos mais de 8 mil quilômetros de litoral e nossa força de termos sido eleitos recentemente pela Revista Forbes, como referência mundial em ecoturismo e turismo de aventura. Entre outras conquistas, também estamos entre os destinos mais desejados pelo turismo mundial. Nesse momento de fortalecimento de parceria, a conectividade aérea entre Brasil e China também é uma prioridade de nossa gestão no Turismo”, destacou Ana Carla.
QUALIFICAÇÃO - A ministra em exercício lembrou que além dos investimentos na infraestrutura dos atrativos turísticos, o Ministério do Turismo tem incentivado agências de viagens a se qualificarem para atender aos grupos de turistas vindos da China.
No último edital para o programa ADS China, lançado pelo MTUr em 2023, houve um total de 39 empresas brasileiras credenciadas. Já neste ano de 2024 esse número cresceu significativamente, com mais de 263 agências credenciadas - e todas com Cadastur, uma importante iniciativa do MTur para legalizar e regulamentar os negócios do segmento turístico.