CARLOS CARESTIATO
CARLOS CARESTIATO
Formado em Administração de Empresas pela Cândido Mendes, com pós-graduação em Marketing pela ESPM- RJ, Master Coach pela EBRA - Escola Brasileira de Coach, Master em PNL pelo ICML , Hipnose- INAP-R e Coaching Profissional pela Mululo Gestão Coaching & Cia.

Por: CARLOS CARESTIATO

07/07/2024

08:34:53

ESTAMOS PERDENDO O FOCO NA BELEZA DA VIDA?

Vemos sinais claros de que a capacidade de concentração vem sendo nocauteada, não de forma paulatina, mas de forma rápida e diversificada.
ESTAMOS PERDENDO O FOCO NA BELEZA DA VIDA?
Hoje, qual é a melhor forma de um professor lecionar para ser mais atrativo que a vibração de um celular no bolso de um aluno? Acredito que o professor, assim como as salas de aula, devam estar preparados para isso com meios eletrônicos e atualizados que possam chamar atenção e encantar os alunos. O que não é uma realidade na maioria dos casos. 


As novas gerações estão extremamente viciadas em tecnologia e o mundo caminha, a passos largos, em direção as inteligências artificiais (IAs), que têm potencial de causar mais dependência.  


Estamos criando futuro trabalhadores que terão dificuldade de entender assuntos mais complexos e em períodos prolongados?  Só o futuro responderá!  


Até os anúncios de TV também estão mudados: deixaram de ser contemplativos e criativos para serem impactantes e bem estimulantes. A velocidade das fotos e das imagens duram um pouco mais de um segundo, vindo sempre acompanhados de um fundo sonoro no qual a cada batida da música, muda a imagem. Os comerciais, além de atrair nossa atenção, agitam a nossa cognição natural, criando estí­mulos visuais produzindo um cansaço mental que favorece a distração.  


O foco também fica prejudicado quando estamos concentrados assistindo um vídeo no Youtube, e surge um anúncio quebrando a nossa atenção. Isso é uma constante nos canais de comunicação eletrônicos.  


Vejo que o FOCO no presente é uma maneira de aproveitar melhor os momentos da vida, reduz o estresse e ansiedade, melhora as habilidades sociais e contribui para valorizar as pequenas coisas. Prestar a atenção na respiração, usar os cinco sentidos, passar momentos se recreação sem o celular, ouvir com mais atenção as pessoas, são maneiras de trabalhar o FOCO e sair das garras da tecnologia.  


Tenha FOCO no quer ser ou conseguir, pois é isso que definirá as metas e prioridades para planejar as nossas ações e executá-las com eficiência. 




FRIWEB
ÊXITO RIO - 22 ANOS
Relacionadas

COLUNA SOCIAL

 CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
Conversamos com Augusto Theodoro – o “Professor Augusto” – representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo, que prestigiou a...

COLUNA SOCIAL

 CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
Conversamos com Adriano Machado, atuante membro Núcleo de Proteção Ambiental e Defesa Civil de Amparo NUPDEC, que prestou apoio na inauguração do percurso....