JULIO HECKERT
JULIO HECKERT
Engenheiro Mecânico formado pela UERJ e Pós-Graduando em Marketing e Propaganda, trabalha com vendas e captação de vendedores desde 2012. Julio é sócio e consultor da JTAH Comercial e Marketing, empresa que já ajudou mais de 50 empresários e tem como especialidade a captação e retenção de clientes.

Por: JULIO HECKERT

19/05/2024

07:41:41

TODA PROPAGANDA É POSITIVA. SERÁ?

Um caso muito famoso no "mundo do marketing” é uma das campanhas das casas Bahia,
TODA PROPAGANDA É POSITIVA. SERÁ?
A Casas Bahia começou a campanha "Quer pagar quanto?", cuja ideia era uma forma de conquistar o cliente com facilidades para pagar, mas acabou virando um fiasco. Alguns funcionários, principalmente mulheres, foram assediados por conta de um broche com essa frase e processaram a empresa. Além disso, algumas pessoas entraram na justiça tentando garantir a mensalidade de 1 real pela compra.

Imagine que você está em um supermercado e precisa comprar um sabão em pó. Na prateleira, você vê duas opções: uma marca conhecida que sempre usou antes e outra marca que você nunca ouviu falar. Qual  escolheria? Você escolheria a marca que já conhece, certo? Não necessariamente.

Vamos pensar em alguns pontos e entender o porquê?

Onde essa marca aparece, associada a quem e como é divulgada? Esses são apenas três de alguns dos determinantes para o resultado de uma propaganda. Assim como conexões são criadas entre determinada marca e seus consumidores,  o efeito contrário pode acontecer quando comunicamos a marca sem um planejamento que conecte a marca ao seu verdadeiro público alvo.

Quando uma empresa que oferece produtos ou serviços de alto valor agregado, por exemplo, produz uma propaganda, certamente está fazendo um “marketing negativo” mesmo que a mensagem passada seja positiva.

Quando uma empresa investe em sua marca da maneira certa, com estratégias criadas por profissionais adequados, é criada uma identidade que as pessoas lembram e confiam. Isso passa confiança para os clientes e, consequentemente, maior a chance de eles comprarem seus produtos ou serviços.

Portanto, caro leitor, é essencial que, primeiro, o empreendedor "olhe para dentro do seu negócio". O que está sendo vendido, qual transformação esse produto ou serviço gera, para qual tipo de público essa transformação é mais impactante, entre alguns outros pontos para analisar.

 

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