ATTILA MATTOS
ATTILA MATTOS
Nascido em Niterói, Attila Pereira Gomes de Mattos Neto fez a opção por se estabelecer em Nova Friburgo. Apaixonado pelo município, ele é proprietário da tradicional Veterinária Mury, localizada no 8º distrito friburguense. Há 40 anos no mercado, Attila aborda em sua Coluna questões relacionadas a saúde animal e zoonoses. “Desejo que minha participação seja útil na manutenção da saúde dos animais que são nossos companheiros nessa viagem que fazemos na Terra através do universo. Desejo ser útil também na prevenção das doenças dos homens que são transmitidas pelos animais (zoonoses)”.

Por: ATTILA MATTOS

28/04/2024

07:55:45

MINHA GATA ZEZÉ

Os animais e a saúde mental do homem
MINHA GATA ZEZÉ
Isso ocorreu mais ou menos em 1990. Eu e minha primeira esposa, ambos médicos veterinários, havíamos nos estabelecido profissionalmente em Nova Friburgo já à uns 8 anos. Algum tempo antes, fizemos um negócio imobiliário com meu então sogro e este negócio foi um desastre financeiro para nós. Tínhamos numa dificuldade terrível para nos sustentar e às nossas três filhas, ainda bem pequenas. Na tentativa de melhorar, minha querida e maravilhosa esposa montou uma pequena confecção de roupas de lã no segundo andar de nossa casa. Assim, nossa residência se dividia em três partes: moradia, clínica veterinária e confecção. Nessa época, além de cães, tínhamos também uma gata chamada Zezé da qual eu não gostava muito.

        Apesar de imensa luta, não conseguíamos superar o tombo que tomamos do meu sogro, e eu, ainda muito jovem, não tinha maturidade suficiente para administrar, enfrentar e superar a situação. Por incrível que pareça, com todo sofrimento, ainda assim éramos uma família linda; eu, minha esposa, nossas três filhas e as várias pessoas que trabalhavam na clínica e na confecção.  Mesmo com a grande dificuldade financeira, nossa casa parecia uma festa todos os dias. Podiam ser ouvidos os ruídos das máquinas de tricô, os latidos e miados dos animais, os risos, os choros de criança, as nossas vozes e das pessoas que trabalhavam conosco.

       Mas, como a miséria muitas vezes destrói coisas lindas, nosso casamento começou a deteriorar-se e assim, uma das mais belas estórias da minha vida, terminou no dia em que o pai dela, meu sogro, o mesmo que nos traiu , veio busca-la junto com nossas filhas devido à nossa incapacidade de nos relacionar e conduzir a bom termo aquela família. Naquele momento a nossa família acabou para sempre. Ainda hoje, não consigo contar essa estória sem verter lágrimas, mesmo depois de mais de vinte e cinco anos.

      Eu entrei em desespero naquela casa onde dias antes tinham quatorze pessoas diariamente e agora estava vazia. Até os cachorros eles levaram.  Tudo que havia sobrado da minha família era a gata Zezé, de quem eu não gostava muito, mas que naquele momento era tudo que eu tinha. Foi o pior momento da minha vida. Cheguei a pensar que se a Zezé ficasse doente, eu até venderia carro para tentar salvá-la. E ela ainda insistia em ficar passando entra minhas pernas, roçando em mim num carinho incessante como nunca havia feito antes, parecendo que compreendia minha dor. Graças a Deus ela nunca ficou doente, nunca me abandonou e me acompanhou até o momento em que me casei de novo e reconstruí minha vida. Só morreu quando estava bem velhinha e eu já tinha superado aquela perda e dor da separação. Daqueles tempos pra cá eu aprendi a respeitar e amar os gatos.

       Então, amigos, se não fosse a Zezé, eu poderia ter ficado louco ou feito qualquer outra besteira. Ela foi minha filha, minha amiga e minha terapeuta no seu silêncio felino de seus poucos miados. Nunca precisei ir ao psicólogo.

        Portanto, caros leitores, é preciso amar os animais com responsabilidade!!!

FRIWEB
ÊXITO RIO - 22 ANOS
Relacionadas

COLUNA SOCIAL

 CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
Conversamos com Augusto Theodoro – o “Professor Augusto” – representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo, que prestigiou a...

COLUNA SOCIAL

 CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
Conversamos com Adriano Machado, atuante membro Núcleo de Proteção Ambiental e Defesa Civil de Amparo NUPDEC, que prestou apoio na inauguração do percurso....