Por: NILO JUNIOR./LEANDRO BERTHOLINE - ASCOM SETUR/TURISRIO
08/04/2025
15:47:37
RIO DE JANEIRO ABRE AGENDA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA NOS PRINCIPAIS MERCADOS EMISSORES DO PAÍS

A edição 2025 do projeto "Experiência Rio de Janeiro" começou em três importantes cidades emissoras de turistas para o Estado. Desta vez, Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Goiânia (GO) receberam a ação nos dias 31 de março, 2 e 3 de abril, respectivamente. Ao todo, cerca de 400 agentes e operadores foram capacitados, abrindo a oferta de atrativos e roteiros de destinos fluminenses. A ação de fomento a vinda de turistas nacionais para o RJ é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, e conta com o apoio da ABIH-RJ e do HotéisRIO.
- O “Experiência Rio de Janeiro” traz
um novo formato, ampliando ainda mais a possibilidade de vendas de pacotes e
roteiros dos nossos destinos nos principais mercados emissores de turistas.
Esta é mais uma oportunidade de promover o estado do Rio de Janeiro e suas 12
regiões turísticas. O projeto tem se mostrado um sucesso por onde passa e
reforça a busca pelos turistas nacionais, consolidando a marca Rio de Janeiro
em todo o Brasil - explica o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.
Na ocasião, o público fez uma imersão por meio de vídeos, talkshows e atrações culturais no que há de melhor no Rio de Janeiro. O projeto mostrou as potencialidades do RJ aos agentes, aos operadores e a toda cadeia produtiva do turismo local, fomentando também a atividade econômica do segmento nas cidades por onde passou. Belo Horizonte foi a primeira cidade a receber o roadshow, despertando a curiosidade dos profissionais, que realizam a venda de produtos turísticos no mercado paulista.
- O “Experiência Rio” é um super evento, que tem a cara do Rio de Janeiro. Hoje, tive a oportunidade de conhecer opções pouco exploradas que farão a diferença para os meus clientes. Achei muito bacana essa coisa de mostrar as vertentes que têm potencial de venda - disse a agente de viagens de BH, Ana Luiza Fontes, de 34 anos.
Talkshow de experiências de destinos das 12 regiões turísticas do RJ./ Crédito Ascom Setur-RJ
No novo formato do projeto, os agentes participaram, nas três cidades, de uma rodada de negócios com expositores e fornecedores de atrativos dos municípios fluminenses com objetivo final de estimular viagens para os diversos destinos do RJ. A ideia é proporcionar experiências incríveis aos viajantes e ao mesmo tempo estimular a economia do setor de turismo, já que a venda de pacotes ao Rio, gera desenvolvimento econômico nas cidades contempladas. Ao final do dia, um show temático com músicas, que representam o Rio de Janeiro, encerrou o evento.
A etapa de Brasília contou com a
presença do secretário de Estado de Turismo do RJ, Gustavo Tutuca, que deu as
boas-vindas aos cerca de 180 agentes e operadores da capital federal que foram
prestigiar o evento.
- É uma grande satisfação receber
tantos profissionais do turismo aqui em Brasília. Em 2024, o Rio de Janeiro
registrou mais de 1,5 milhão de turistas internacionais, um aumento de 26,8% em
relação ao ano anterior. Eventos como o Carnaval e shows internacionais, como o
da Madonna em Copacabana, que atraiu 1,6 milhão de pessoas, têm sido
fundamentais para esse crescimento. Essa troca com os agentes e operadores de
Brasília é essencial para fortalecermos ainda mais os laços entre o Rio de
Janeiro e a capital federal - ressaltou o secretário Tutuca.
Até o fim do ano, a ação ainda vai percorrer mais 11 cidades brasileiras no intuito de promover uma verdadeira imersão pelo Estado. Em todas as cidades acontecem ações que propõem o fortalecimento de relacionamento com o mercado com objetivo de aumentar o fluxo de turistas em todo o RJ. A meta é capacitar, até o final do ano, cerca de 1,5 agentes e operadores de viagens, que terão a chance de conhecer o estado de uma forma inovadora, que vai muito além de um destino de sol e mar.
O evento, durante o talkshow, contou com a participação de representantes de municípios como Saquarema, Petrópolis, Maricá, Vale do Café, Búzios, RIOgaleão e ABIH-RJ.
*Experiência Rio de Janeiro em Números*
· 400 agentes e
operadores capacitados;
· Já passou por 3
cidades, principais mercados emissores de turistas ao Rio de Janeiro: Belo
Horizonte (MG), Brasília (DF) e Goiânia (GO);
· Divulgação das 12
regiões turísticas do RJ;
· 3 talkshows com a
participação de representantes de destinos e atrativos do Estado.
*Próximas etapas do roadshow*
*Confira a agenda:*
27 de maio - Porto Alegre/RS
29 de maio - Curitiba/PR
10 de junho - Campo Grande/MS
12 de junho - Cuiabá/MT
07 de agosto - Recife/PE
18 de agosto - São José dos Campos/SP
19 de agosto – Campinas/SP
21 de agosto – Ribeirão Preto/SP
01 de setembro – Uberlândia/MG
TURISMO

MINISTÉRIO DO TURISMO LANÇA EDITAL PARA (...)
ESPORTES

CALDERANO VENCE A COPA DO MUNDO DE TÊNIS DE (...)
INTERNACIONAL

PAPA FRANCISCO MORRE AOS 88 ANOS
CIDADES

FORÇA-TAREFA INTEGRADA DA PREFEITURA DE (...)
CIDADES

III FESTIVAL INTERNACIONAL DE CHORO DE (...)
CIDADES
