Por: CHICO VELLOZO
12/08/2024
12:55:23
A "CULTURA DE PAZ"
De acordo com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a cultura de paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida que rejeitam a violência e previnem conflitos, abordando suas raízes por meio do diálogo e da negociação entre indivíduos, grupos e nações. A cultura de paz é baseada no respeito pelos direitos humanos, na tolerância, na igualdade de gênero e na não discriminação.
Uma cena memorável dentro desse contexto, ocorreu em um momento de tensão durante a disputa da medalha de ouro no vôlei de praia entre as duplas do Brasil e Canadá. Duda / Ana Patrícia enfrentavam as canadenses Wilkerson / Humana-Paredes, quando uma comemoração efusiva da atleta Wilkerson irritou Ana Patrícia gerando uma ríspida troca de palavras entre elas. Nesse instante tenso, o DJ do evento agiu de maneira oportuna colocando a canção “Imagine” para tocar, fazendo com que os ânimos se acalmassem e a torcida entoasse alguns versos da composição do saudoso Jonh Lennon.
Imagine, um dos maiores hinos da música internacional, que prega a paz e a união dos povos esteve presente na abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio e voltou a cena durante a realização da edição de Paris, deixando clara a intenção do Movimento Olímpico de contribuir para a construção de um mundo melhor.
De acordo com o Estatuto Olímpico, a intenção é garantir o desenvolvimento harmonioso da humanidade por meio da prática esportiva. O olimpismo atua na construção de um mundo pacífico e melhor através da educação dos jovens valendo-se do desporto praticado sem discriminação de qualquer tipo e no espírito olímpico, que requer a compreensão mútua com um espírito de amizade, solidariedade e fair play.
“Imagine all the people living life
in peace!” -