Por: CHICO VELLOZO
12/08/2024
08:35:53
ESPORTE É COISA SÉRIA
A falta de entendimento por parte dos gestores públicos é até da iniciativa privada da sua real importância, faz com que o Brasil deixe de obter avanços significativos no setor esportivo.
O assunto é bem complexo, mas ao término de mais uma edição dos Jogos Olímpicos de Verão evidencia-se que ainda estamos muito distantes do caminho ideal. A indústria esportiva é poderosa e é através de seus produtos e serviços que movimenta intensamente a economia mundial.
Os principais eventos de alcance planetário - geridos por instituições bilionárias - pertencem a indústria esportiva e os maiores salários também! Não investir em projetos e programas que dinamizem esse setor gera um significativo atraso.
Esporte
é saúde
Políticas públicas adotadas em países desenvolvidos promovem a prática esportiva/desportiva como profilaxia para diversas doenças, seja no âmbito físico quanto mental, possibilitando a diminuição da necessidade de pesados investimentos na área da saúde. Investir na prevenção é muito mais barato do que na cura de doenças ocasionadas pelo sedentarismo.
Desenvolvimento
social
Quem atua na área esportiva convive com as profundas transformações operadas pela prática esportiva regular. Desde uma afirmação positiva relacionada à autoestima, a melhoria da condição financeira de pessoas oriundas de classes sociais menos favorecidas, passando-se pelo desenvolvimento de importantes valências como disciplina, respeito e resiliência, o esporte contribui para a formação de cidadãos mais úteis a sociedade.
Esporte
e educação
O esporte, quando bem orientado, educa. Não há como dissociar a prática esportiva do processo educacional. As situações geradas em qualquer âmbito, seja na iniciação, desenvolvimento ou aprimoramento esportivo - quando bem trabalhadas - proporcionam ganhos educacionais significativos para os envolvidos no processo. Claro que para isso ocorra é imprescindível a qualificação dos profissionais que atuam na área em questão.
Não é
para amadores
Investimento financeiro, material humano, organização e motivação, compõem a base para que o esporte aconteça e a gestão profissional dessas questões oportuniza a elaboração de metas relevantes.
Seja no âmbito recreativo ou
competitivo, o esporte deve ser verdadeiramente para todos e os resultados,
seja na criação de uma mentalidade esportiva voltada para manutenção da boa saúde e de uma constante interação social ou para o
desporto de alto nível, devem ser obtidos através de um eficiente planejamento
e eficaz execução. Querer tratar o esporte apenas com paixão é um grande
desperdício de tempo!