ATTILA MATTOS
ATTILA MATTOS
Nascido em Niterói, Attila Pereira Gomes de Mattos Neto fez a opção por se estabelecer em Nova Friburgo. Apaixonado pelo município, ele é proprietário da tradicional Veterinária Mury, localizada no 8º distrito friburguense. Há 40 anos no mercado, Attila aborda em sua Coluna questões relacionadas a saúde animal e zoonoses. “Desejo que minha participação seja útil na manutenção da saúde dos animais que são nossos companheiros nessa viagem que fazemos na Terra através do universo. Desejo ser útil também na prevenção das doenças dos homens que são transmitidas pelos animais (zoonoses)”.

Por: ATTILA MATTOS

17/11/2024

08:04:53

ROBERTO, SUA CACHORRADA E A LEPTOSPIROSE

Roberto era conhecidíssimo pelo seu amor aos animais, principalmente aos cães
ROBERTO, SUA CACHORRADA E A LEPTOSPIROSE
Em frente a sua pequena empresa sempre se observava a presença de 6 a 10 cães espalhados pela calçada como se fosse um batalhão de guardas. O quadro era pitoresco.

Quando Roberto chegava era uma farra com os cães fazendo aquele alvoroço e, ainda mais, de manhã ou à tarde quando ele distribuía ração ou petiscos para cada animal individualmente, e isso era infalível. Até nos fins de semana Roberto ordenava alguém para que tratasse dos animais ou ele mesmo ia até sua pequena indústria para alimentar seus amigos de 4 patas. Nunca esquecia os bichinhos. Às vezes tinha problemas como, por exemplo, quando os cães perseguiam motos, carros, bicicletas e até mesmo pessoas com quem não simpatizavam, e estas tinham medo da matilha principalmente quando eram mordidas. As reclamações eram frequentes, porém Roberto a tudo contornava com seu carisma ou com pequenas indenizações por danos causados, tais como calças rasgadas, bicicletas danificadas, galinhas comidas e outros.

    Era uma quarta-feira de julho de 2007 quando Roberto estacionou seu automóvel em frente à fabriqueta. Estava um dia ensolarado, apesar de frio, e ele encontrava-se especialmente feliz. Trazia ossos para os cães e o cheiro causou euforia na turma. Roberto foi entregando um osso para cada animal que retribuía com latidos e lambidas.  Após terminar a tarefa Roberto entrou na fábrica e começou a trabalhar. Passados alguns dias começou a ter febre, dores de cabeça, vômitos e outros sintomas. Foi ao médico que solicitou exames. Logo depois apresentou icterícia e prostração progressiva o que levou à indicação de internação. Quando chegaram os resultados dos exames ficou comprovado que era leptospirose. Supõe-se que ele contraiu a doença a partir da saliva de um cão que certamente havia caçado um rato portador do germe. Ficou internado por quase 2 meses e, por fim, faleceu com rins e fígado destruídos. 

Ele nunca havia se preocupado em lavar as mãos depois de lidar com os cães, desconhecia a existência das zoonoses e também nunca se preocupou com o fato de que esses cães da rua não eram vacinados; ele preocupava-se apenas em dar amor aos animais. A família de Roberto ficou sem o pai e o marido, seus funcionários ficaram sem trabalho e os cães continuam nas ruas pois a prefeitura daquele município não tem abrigo para albergá-los, assim como em muitos municípios do nosso país, talvez porque abrigo para cão de rua não dê voto apesar de ser legalmente obrigatória a prestação desse serviço pelos órgãos públicos municipais. Casos como esse de Roberto acontecem aos milhares por esse Brasil a fora o que faz da leptospirose a terceira causa de morte do homem no Brasil por doença infecciosa, só perdendo para aids e tuberculose. Portanto, passo agora a dar sugestões, como sanitarista que sou, para reduzir o risco de se contrair a doença, e assim diminuir na estatística o número de óbitos relacionados à leptospirose:

- NÃO TOQUE EM ANIMAIS DE RUA

- VACINE SEU ANIMAL DOMÉSTICO COM A ORIENTAÇÃO DO MÉDICOVETERINÁRIO

- FAÇA COMBATE SISTEMÁTICO A RATOS E OUTRAS PRAGAS

- SIGA AS NORMAS HIGIÊNICO-SANITÁRIAS

- COBRE DAS AUTORIDADES MEDIDAS PARA SOLUCIONAR ESSES PROBLEMAS

 

       Enfim caro leitor, é preciso amar os animais com responsabilidade!!!

 

 

 

FRIWEB
ÊXITO RIO - 22 ANOS
Relacionadas

COLUNA SOCIAL

 CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
Conversamos com Augusto Theodoro – o “Professor Augusto” – representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo, que prestigiou a...

COLUNA SOCIAL

 CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
Conversamos com Adriano Machado, atuante membro Núcleo de Proteção Ambiental e Defesa Civil de Amparo NUPDEC, que prestou apoio na inauguração do percurso....